domingo, 22 de abril de 2012

Vereadores participam de festa em alusão ao Dia do Índio

Laércio Valério (PDT), presidente da Câmara de vereadores de Anastácio, participou juntamente com os vereadores Paulo Severino (PDT), José Edson Barbosa (PMN) e vereadora Maria Vital (PMDB), da festa em comemoração ao Dia do Índio, realizada na noite de quinta-feira (19/04), nas dependências da E. E. I. Guilhermina da Silva, na Aldeinha.
Na oportunidade foi inaugurada a Sala da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), com a participação do cacique José Felix e do vice cacique Elias Nimbú, além de outras lideranças e comunidade local.
A festa do Dia do Índio que já é tradição em Anastácio, contou amostra de artesanatos confeccionados pela comunidade, apresentações e danças da cultura indígena. Um grandioso público se fez presente para homenagear e prestigiar a cultura do povo indígena que se perpetua no tempo e na história não só de Anastácio, mas de todo o Brasil.
Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. No ano de 1940, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Esta participação aconteceu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.
Esta data deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 
“Os indígenas vivem hoje um grande desafio, o de sobreviver de acordo com suas tradições, interagindo com a sociedade brasileira. Vivem o tempo presente e constroem o futuro de seus filhos, na certeza de que ações políticas e ideológicas voltadas para os problemas gerais dos índios sejam unificadas e que suas reivindicações possam ser ouvidas e respeitadas. A cultura indígena é muito rica e através dela atribuem significado ao mundo e às suas vidas, pensam suas experiências diárias e projetam seu futuro”, pontuou Laércio Valério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário