Laércio Valério, presidente da Câmara Municipal de Anastácio, participou na última quinta-feira (14/04) da reunião realizada pelo Imasul - Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul - que aconteceu às 9h na Associação Comercial de Aquidauana. Na oportunidade esteve presente também o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, vereador Clésio Fialho, representantes sindicais e demais entidades afins.
A reunião é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso Sul, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia -SEMAC, do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul - IMASUL e da Comissão Eleitoral do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda.
O Imasul vem realizando reuniões nos municípios que abrangem a Bacia Hidrográfica do Rio Miranda no sentido de cadastrar entidades para compor o comitê.
Os comitês de bacias são colegiados compostos por representantes dos municípios, dos órgãos estaduais, das entidades da sociedade civil e dos usuários de água. O cadastramento deverá ser realizado no Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul até o dia 21 de abril.
A composição do comitê visa garantir os direitos e o poder de decisões que irão influenciar na melhoria da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentado da bacia. “As bacias hidrográficas são recursos indispensáveis à vida, cabe a cada um de nós planejar de forma adequada sua exploração, sem que haja alterações de sua qualidade. A que se usar a política certa, visando a proteção ambiental no intuito de evitar prejuízos irreversíveis. Os recursos hídricos devem ser explorados de maneira consciente, para tanto, as pessoas envolvidas devem ter maior incentivo quanto as mudanças de comportamento diante das questões relacionadas ao meio ambiente e a água. Assim, faz se necessário que estejam envolvidas nesse processo as questões econômicas, sociais, educacionais, culturais e ambientais”, enfatizou Laércio Valério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário