sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FRIGORÍFICO DE ANASTÁCIO PODE SER REATIVADO ATÉ MARÇO


Se aproxima a reativação do frigorífico de Anastácio, após três anos fechado, entregue a um longo processo judicial e que agora já está perto de ser concluído, sendo previsto para até março de 2013 o retorno das atividades na unidade.
Esta foi a informação dada pelo síndico administrador judicial da massa falida do Grupo Kaiowa, Amador Bueno, em reunião na tarde da última quinta-feira, 09, com o prefeito de Anastácio - Douglas Figueiredo, o deputado Estadual Felipe Orro (PDT) e o presidente da Câmara Municipal, Laércio Valério.
Amador Bueno explicou as autoridades presentes o plano de recuperação financeira e administrativa e o planejamento completo para a reativação frigorífico, destacando que a unidade de Anastácio é uma das melhores das cinco do antigo Grupo Kaiowa.
Segundo Amador Bueno, as cinco unidades do extinto Grupo Kaiowa, que são: Anastácio (MS), Guarulhos (SP), Presidente Venceslau (SP), Janaúba (MG) e Pires do Rio (GO), despertam o interesse de três grandes grupos nacionais do ramo, sendo eles: Marfrig, JBS e Minerva. 
“A unidade de Anastácio está em perfeito estado de conservação, possui ampla estrutura e várias autorizações que proporcionam operações rápidas e, além disso, está geograficamente muito bem localizada. Precisará apenas de pequenos reparos para que dentro de no máximo quatro meses seja reativada”, pontuou Amador Bueno.
Amador explicou que apresentará a Dra Jacira Jacinto da Silva um relatório completo da vistoria feita nas dependências do frigorífico de Anastácio e, então, a Justiça definirá se aceita as condições apresentadas pelas empresas interessadas para, então, o negócio ser fechado. “Isso pode acontecer nos próximos dias, a partir daí, o novo proprietário pode iniciar os preparativos para reabrir as unidades”, completa.
Diante do plano apresentado pelo síndico, o prefeito Douglas Figueiredo disse ter a certeza de que essa é a melhor solução para reabrir o frigorífico, proporcionando ao Município de Anastácio ter de volta uma considerável fonte de emprego e geração de renda para a comunidade local e também de Aquidauana.
“Estamos empenhados e nos colocamos a disposição para colaborar no que for necessário para que o frigorífico seja reativado. Essa unidade está em uma localização estratégica, muito bem servida por rebanhos do Pantanal e com um mercado consumidor que absorve boa parte da produção. Além disso, a unidade de Anastácio está autorizada a exportar tanto para Israel como para a Malásia, e possui qualificações para explorar um mercado ainda maior”.
O prefeito Douglas reforçou, ainda, que a reativação do frigorífico significa o fim de muitos prejuízos para credores e para a comunidade, a minimização do atraso econômico da região e, consequentemente, o fim do caos social que se instalou com as mais de mil vagas de empregos diretos e indiretos que foram perdidas com o fechamento do frigorífico. “Estamos ansiosos por um desfecho favorável ao nosso Município, para que com a máxima urgência o frigorífico volte a funcionar e impulsionar a economia gerando postos de trabalho para a nossa gente”, afirmou o prefeito.
Para reforçar o plano, o síndico Amador Bueno está levando em mãos para a Juíza Dra Jacira Jacinto da Silva um ofício expedido em conjunto entre a Prefeitura e a Câmara de Anastácio, no qual o prefeito Douglas e o presidente do legislativo, Laércio Valério reiteram a importância social, administrativa e econômica da reativação do frigorífico em Anastácio.
“A Câmara de Vereadores tem se mostrado parceira da Administração Municipal na busca por alternativas que ajudem a fomentar o progresso da nossa cidade e não poderíamos ficar omissos diante desta situação, estamos reforçando a importância desta empresa para a nossa região e nossa comunidade”, contou Laércio Valério.
O deputado Felipe Orro, por sua vez, se mostrou confiante na aprovação do plano de recuperação financeira apresentado pelo síndico e disse que Anastácio e Aquidauana aguardam com ansiedade a reabertura do frigorífico. “Estamos convencidos de que esse problema seja solucionado rapidamente e a empresa volte a operar, a gerar emprego e renda para nossa gente”, frisou.
A reunião aconteceu no Hotel Fênix, em Anastácio, e contou com a presença do gerente da unidade, Cláudio Roberto da Silva, do advogado da massa falida, Mauro Marcílio Júnior, do agente do Ministério da Agricultura e Pecuária Amélio Ferreira Ocampos e do gerente de governo da Prefeitura de Anastácio, Jamil Naglis.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura 

Nenhum comentário:

Postar um comentário