segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Vereadores querem construção de Centro de Tratamento para Dependentes Químicos

Demonstrando a grande preocupação com o crescente uso de drogas e os sérios danos que estas causam a saúde física e mental dos usuários, além de desencadear uma forte desestruturação familiar, os vereadores anastacianos encaminharam documento aos deputados federais Luiz Henrique Mandetta e Fábio Trad solicitando a viabilização de uma emenda parlamentar no valor de R$ 400.000,00(quatrocentos mil reais) para a construção de um Centro de Tratamento para Dependentes Químicos em Anastácio.
Os edis entendem que, atualmente, a busca pelo tratamento é uma luta constante e difícil, devido à falta de centros de tratamento aos usuários e atendimento as famílias. Nesse contexto, a construção do referido centro atenderá a demanda de Anastácio, Aquidauana e toda a região.
“A droga é um mal que aflige não só o usuário e sua família, mas também, toda a sociedade. Considerando que o vício atinge todos os aspectos da saúde e da vida do dependente é necessário que o poder público esteja empenhado em oferecer o tratamento de forma ampla e personalizado, o que é possível num centro especializado de tratamento ao usuário e que, preste ainda, o atendimento a família”, enfatizou Laércio Valério.
O tema vem sendo amplamente discutido e estudos mostram que o tratamento de dependentes químicos está mais concentrado em organizações sociais. Muitas dessas organizações são ligadas a grupos religiosos, instituições com grande capilaridade, tradição de trabalho voluntário e capacidade de mobilização. Cerca de 80% das vagas, disponíveis para internação ou não, estão no setor privado, nas comunidades terapêuticas ou em clínicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário