Aconteceu na última quarta-feira
(14), no plenário da Câmara de vereadores mais um encontro presencial do
Programa Formação Pela Escola, envolvendo agentes de educação do município de Anastácio.
Nesta fase os
participantes debateram o tema “Entendendo o Funcionamento do PDDE – Programa
Dinheiro Direto na Escola”, sob a orientação da tutora, professora Edna Salini.
Na oportunidade Marlene Maria Peixoto, palestrou sobre o PDDE e enfatizou a importância
da prestação de contas das escolas que devem ser realizadas pelas APMs.
O vice-prefeito
Laércio Valério, destacou que garantir o direito de aprender cada vez mais é
uma das principais prioridades da Administração Municipal e pensando em
oferecer essas condições de aprendizagem, a prefeitura de Anastácio, através da
Secretaria Municipal de Educação, buscou mais uma vez ampliar essas
possibilidades aderindo ao Programa Formação Pela Escola.
“Os participantes da
formação ficarão capacitados para acompanhar e fiscalizar os recursos federais
vindos do FNDE. Esses cursos vão capacitar os agentes envolvidos na educação em
como lidar com as ações e programas do FNDE dentro da escola”, pontuou Laércio
Valério.
O Programa Formação
pela Escola, realizado à distância, tem por objetivo contribuir para o
fortalecimento da atuação dos agentes e parceiros envolvidos com execução,
monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social dos programas e
ações educacionais financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da
Educação (FNDE).
O Programa Formação
Pela Escola é organizado em cursos modulares de 40h cada e compõe-se de um
conjunto de competência básicas, com a temática “FNDE e o apoio às políticas
públicas para a educação básica”, pré-requisito para os outros oito cursos
modulares (PDDE, PTE, PLI, PNAE, Fundeb, Prestação de Contas, Controle Social e
SIOPE), que são escolhidos conforme o interesse e a necessidade do cursista ou
do grupo de cursistas. Cada módulo de 40 horas é realizado em duas fases: fase
presencial, com oito horas, e fase à distância, com 32 horas.
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