segunda-feira, 14 de maio de 2012

Anastácio: “SANEAMENTO, EDUCAÇÃO, HABITAÇÃO E PRODUÇÃO INDÍGENA”

Aconteceu na última quinta-feira (10/05), na Câmara de vereadores de Anastácio, a Audiência Pública sobre o tema:“SANEAMENTO, EDUCAÇÃO,HABITAÇÃO E PRODUÇÃO INDÍGENA”, com início as 18 horas.
A referida audiência surgiu do anseio da comunidade local que se mobilizou e contou com o apoio de diversas instituições que por meio do ofício nº 001 de 11 de abril de 2012, da Comunidade Indígena, em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Coordenadoria de Habitação de Anastácio, a Coordenadoria Indígena do Município de Anastácio e o Conselho de Representantes da ADUFMS, solicitaram ao presidente daquela Casa de Leis, vereador Laércio Valério da Silva e aos demais vereadores, a parceria para realização do debate sobre o tema em questão.
Na oportunidade estiveram presentes os representantes das diversas instituições, autoridades e um grande público indígena, no intuito de promover o debate e a busca de soluções para os diversos problemas enfrentados pela comunidade local.
No decorrer da audiência, cada item foi discutido entre as instituições e com a plateia que participou ativamente das discussões.
Nos próximos dias uma comissão estará encaminhando documentos aos órgãos competentes para as providências necessárias.
Além da comunidade indígena local, participaram do evento o presidente da Câmara de vereadores, Laércio Valério (PDT); o Deputado Estadual, Laerte Tetila (PT); o prefeito Douglas Figueiredo(PSDB); o Professor Doutor Antônio Firmino de Oliveira Neto, Diretor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul;Flávio Pereira, representante da Associação Indígena; Professor Luiz Carlos Batista, Conselho da ADUFMS; Daniel Pereira dos Santos, Coordenadoria de Habitação; vereador José Edson Barbosa de Moraes(PMN); vereadora Maria Alves Meleiro(PMDB); vereador Paulo Severino(PDT); Sander Barbosa Pereira Coordenador do Setorial Indígena do PT.
O presidente da Câmara, Laércio Valério, fez a abertura da Audiência Pública que passou a ser presidida pelo Prof. Doutor
Antônio Firmino de Oliveira Neto, que conduziu o debate com precisão e clareza.
O deputado Laerte Tetila, muito contribuiu para com a qualidade e o nível de conhecimento do debate sobre a questão indígena e se colocou a disposição para colaborar no que for necessário.
Laércio Valério discorreu sobre o tema e a importância da realização da Audiência Pública. “A audiência pública é um instrumento do diálogo estabelecido com a sociedade em busca de soluções para as demandas sociais é um espaço de conversação aberto para a construção de soluções para as questões representadas pela comunidade. Propicia a troca de informações com o administrador, bem como, o exercício da cidadania e o respeito ao princípio do processo legal. Ela representa juntamente com a consulta popular, a democratização das relações do estado para com o cidadão”, afirmou Laércio Valério.

Um comentário:

  1. Este evento foi fundamental para alavancar as melhorias para a comunidade indigena da aldeinha de anastácio\MS, parabéns a CÂmara Municipal e aos vereadores presentes em especial ao Laercio Valério e ao lider indigena flávio martins....

    ResponderExcluir