sábado, 26 de maio de 2012

Em reunião com SANESUL, comissão discute Audiência Pública

Fruto das discussões emanadas na Audiência Pública (10/05) que tratou sobre a questão indígena da Aldeia Aldeinha, na última terça-feira (22/05) aconteceu, no gabinete do prefeito de Anastácio, uma reunião com a comissão de representantes de diversas instituições, que foi criada para buscar soluções para as questões abordadas na A P “Saneamento, Educação, Habitação e Produção Indígena”.
A reunião da comissão foi presidida pelo prefeito Douglas Figueiredo e contou com a presença do presidente da Câmara de vereadores de Anastácio, Laércio Valério, vereador Paulo Severino, Diretor da UFMS - Câmpus de Aquidauana, Prof. Dr. Antonio Firmino de Oliveira Neto; Flávio Pereira, representante da Associação Indígena; Professor Luiz Carlos Batista, Conselho da ADUFMS; Daniel Pereira dos Santos, Coordenadoria de Habitação;  Diretor Regional da Sanesul, Dr. Jonas Trindade, Diretor da Sanesul de Anastácio, Severino Costa Cardoso (Doca), entre outros.
O objetivo da reunião foi discutir com a Sanesul, os encaminhamentos quanto à busca de soluções para os problemas de fornecimento de água e rede de esgoto da Aldeia Aldeinha.
O ex-cacique Flávio, abordou os temas da Audiência Pública e enfatizou a importância da organização e a parceria entre as instituições na busca de soluções. O senhor Daniel, representante da comunidade indígena, falou das dificuldades que aquela comunidade vem sofrendo principalmente no que diz respeito à falta de esgoto. Destacou que é uma questão de saúde pública e as diversas doenças acarretadas pela atual situação. Disse, ainda, que acredita na conjuntura das diversas autoridades e instituições na construção de um projeto eficaz.  
O presidente do legislativo, vereador Laércio Valério, enfatizou a importância da Câmara ter sido procurada pela comunidade e pelas instituições, onde se instituiu uma comissão, com representantes dos  vários seguimentos comprometidos com a sociedade e que visa a busca de soluções para os problemas da comunidade indígena. “A participação da Sanesul é de fundamental importância, haja vista que a questão da água e esgoto está diretamente ligada a Empresa, nesse sentido, buscamos o comprometimento da Sanesul e da Prefeitura e defendemos a execução das ações. Precisamos sair do papel e ir para a prática, pois essa é uma luta e muitas outras virão. A Câmara de vereadores, aqui representada por mim e pelo vereador Paulo Severino, é parceira e vamos lutar juntos, unindo as forças no intuito de resolver as questões elencadas na AP”, pontuou Laércio Valério.
O Diretor regional da Sanesul, Dr. Jonas Trindade, justificou sua ausência na Audiência Pública e frisou que o interesse e a prioridade da Empresa é com o fornecimento de água e a construção da rede de esgoto. Explanou sobre os projetos e os encaminhamentos que já estão sendo direcionados e a importância da atuação da câmara e da prefeitura na tramitação destes. Em sua fala discorreu sobre a instalação de hidrômetros em 98 (noventa e oito) residências; sobre a tarifa social; a construção de rede de esgoto condominial no trecho da Rua 27 de Julho; a permissão para que a rede passe em terreno particular no intuito de solucionar problemas e a necessidade de conscientização da comunidade local no sentido de evitar o desperdício de água e seguir as normas enquanto novos clientes da Empresa.
A reunião foi muito positiva e além dos diversos encaminhamentos, o prefeito Douglas Figueiredo sugeriu que a comissão permaneça unida até a resolução das questões levantadas e discutidas na Audiência Pública. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário