domingo, 26 de abril de 2015

Valério participa da formatura do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena

Na noite da última sexta-feira (24), no Ginásio Poliesportivo de Anastácio, aconteceu a Cerimônia de colação de grau do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena - Povos do Pantanal.
O vice-prefeito, Laércio Valério participou da solenidade, oportunidade em que também representou o prefeito Douglas Figueiredo.
Parabenizando a todos pela garra e determinação em concluir o curso, o vice-prefeito e Secretário Municipal de Obras, Laércio Valério desejou aos formandos sucesso no exercício da profissão.
"Neste momento de singular importância, quero parabenizar a todos os formandos desta noite e desejar êxito no desempenho de suas funções, de forma que continuem sempre na busca do conhecimento e disseminação da cultura indígena, haja vista a importância do índio no contexto cultural e social. Além da conclusão do curso, a interação é de fundamental importância na construção de novos conceitos e na valorização de cada etnia", concluiu Laércio.
Ao todo foram setenta e dois formandos das etnias Terena; Guató; Kinikinau e Kadiwéu.
O curso
A partir de 2010 a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) vem desenvolvendo a Licenciatura Intercultural Indígena “Povos do Pantanal”.  Este é um curso específico destinado à formação em nível superior de professores de escolas indígenas.
A UFMS já vem formando muitos indígenas em seus cursos regulares de licenciatura e bacharelado, entretanto, a demanda por professores ainda é grande para atender as escolas das aldeias das etnias que formam os Povos do Pantanal. Assim sendo, A UFMS submeteu projeto ao Edital de 2009 do Programa de Apoio à Formação Superior e Licenciaturas Interculturais Indígenas (PROLIND), sendo aprovado no Eixo 1 (implementação de novos cursos) do mesmo.
Desde então o curso esta sendo oferecido para indígenas dos povos: Atikum, Guató, Kamba,  Kinikinau,  Kadiwéu,  Ofaié e Terena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário